Sindsprev-PE participa de seminário da CUT no SINDSEP

No último dia 15, o Sindsprev-PE participou de um seminário da CUT-PE no auditório do Sindsep. O tema principal abordado foi "Atualização da Legislação trabalhista e Sindical". Foram apresentados e debatidos os textos dos grupos de trabalho de negociação coletiva, trabalhadores de aplicativos, servidores públicos e valorização do salário mínimo. De forma remota, o seminário contou com a presença de dirigentes da CUT nacional e de sindicatos de vários municípios de Pernambuco.

O Brasil tem 1,5 milhão de trabalhadores por aplicativo, o que corresponde a cerca de 19 estádios do Maracanã lotados. São trabalhadores que realizam suas tarefas por meio de ações mecânicas, como entregadores de produtos, acionados por meio de aplicativos pelo celular. Este grupo representa 93%, aproximadamente 1,3 milhão de todos os profissionais da categoria. Os dados são de pesquisa da Universidade Federal do Paraná (UFPR) com dados referentes a 2021.

No seminário foi mencionado o avanço do diálogo com os trabalhadores de aplicativo, pela regularização deles. Inicialmente a dificuldade era convencê-los de que existe ali uma relação de trabalho e não de “empreendedorismo”. A organização sindical visa fortalecer o trabalhador e não prejudicá-lo. “Essa é uma pauta que nos interessa pois o movimento sindical cutista possui uma máxima que é a da solidariedade de classe. Somos trabalhadores que usufruem desses serviços e portanto também lutamos pelos os seus interesses.” afirmou o secretário geral do Sindsprev, Irineu Messias.

Esse diálogo faz parte da mesa nacional permanente de negociação do serviço público federal, realizada em Brasília e que conta com a presença das lideranças da CUT e das demais centrais sindicais. O Sindsprev-PE acredita que o debate sobre o reajuste do salário mínimo e das condições de trabalho envolvem aspectos que passam desde o setor privado ao setor público. Precisamos permanecer firmes na luta contra a precarização das relações de trabalho e contra a exploração dos trabalhadores.