Dia da Previdência Social


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Previdência brasileira completou 100 anos no último dia 24 de janeiro de 2023 como um dos modelos de proteção social mais completos do mundo. Tudo começou em um distante 24 de janeiro de 1923, quando o então presidente da República Arthur Bernardes sancionou o Decreto 4.682. O texto obrigava todas as companhias ferroviárias do país a criarem caixas de aposentadorias e pensões para seus funcionários.

Um século depois, os critérios para a aposentadoria mudaram. Os trabalhadores do Regime Geral agora precisam respeitar uma idade mínima de 65 anos (homens) e 62 anos (mulheres), além de um tempo de contribuição de 20 anos (homens) e 15 anos (mulheres). Além disso, mesmo aposentado, o segurado paga à Previdência contribuições que variam de 7,5% a 22% do benefício. A rede de proteção previdenciária ?que em 1923 restringia a aposentadoria, saúde e pensão por morte? evoluiu para uma gama de mais de 20 benefícios, auxílios e pensões. 

Além dos diversos tipos de aposentadoria, que variam de acordo com o perfil e o histórico de cada trabalhador, o INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) oferece auxílios acidente, doença e reclusão, além de seguro defeso do pescador artesanal, salário-maternidade e salário-família. A Previdência paga ainda o BPC (Benefício de Prestação Continuada) a idosos com mais de 65 anos e pessoas com deficiência, assim como pensões por morte, talidomida, hanseníase e síndrome congênita do zika vírus.

O Sindsprev-PE acredita que o fortalecimento da previdência beneficia a todos os brasileiros e por isso lutamos diariamente para que tanto o sistema, quanto os seus servidores, trabalhem da melhor forma possível.

« Voltar