Servidores federais reivindicam reajuste emergencial em pauta entregue ao novo governo

Na última quinta-feira (12), o Fonasefe entregou pauta de reajuste emergencial e cobrou início das negociações ao novo secretário de Gestão de Pessoas e Relações do Trabalho, Sérgio Mendonça, que firmou compromisso com as entidades sindicais de que haverá esforço para que o processo de negociação se inicie ainda no final de janeiro. A ministra de Gestão e Inovação do Serviço Público, Esther Dweck, também recebeu o documento.

Os salários dos servidores federais estão congelados há quase 7 anos e as reivindicações também se estendem à reposição do auxílio-alimentação, e o pedido é para que atenda também aos servidores aposentados e aos pensionistas. O valor da perda inflacionária, só dos últimos 4 anos, gira em torno de 27%.

Já agora, após a posse do governo Lula, segundo o relator do orçamento, Marcelo Castro (MDB-PI), os 9% dos servidores do Executivo continuam assegurados, mas, para as entidades, a reposição emergencial que considera as perdas enormes dos últimos quatro anos e não esquece do congelamento salarial que, para a maior parte do grupo ultrapassa seis anos, deve ser a pauta prioritária. A expectativa é de já fazer uso da mesa de negociação permanente instalada, como anunciou Esther Dweck.