Dia da consciência negra do Sindsprev-PE


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


No último final de semana o Sindsprev-PE realizou no CFL um belíssimo evento para homenagear o “Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra”. O evento contou com o seguinte tema: “Perspectivas das políticas públicas de combate ao racismo no novo cenário político do Brasil”. A programação teve atrações culturais como grupo de capoeira, apresentação musical, feira de artesanato e roda de diálogo. 

Estiveram participando da roda de diálogo o coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, a diretora da secretaria de políticas sociais e culturais, Iacélys Carvalho, a professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Rosa de Aquino, o secretário de combate ao racismo da CUT-PE, Gilson de Góis, o presidente da CUT-PE, Paulo Rocha e a presidente do Movimento Negro Unificado, Marta Almeida.

Dia 20 de novembro de 1995 foi lembrada a morte do grande ícone da população negra na sociedade brasileira, Zumbi dos Palmares (morto em 1695). Na ocasião, os movimentos negros, sindicatos e diversas organizações populares se reuniram numa manifestação para exigir ações concretas de políticas públicas de combate ao racismo e a todas formas de discriminações raciais. Ocorreu, então, a Marcha Zumbi Contra o Racismo, pela Igualdade e a Vida.

“É preciso reafirmar a importância do mês da consciência negra, como também levar para a base não só do Sindsprev, mas para todos os trabalhadores e trabalhadoras, a CUT e os demais sindicatos que estiveram aqui presentes, a necessidade de fazer realmente um enfrentamento ao racismo que é estruturante e estruturador”, afirmou Marta Almeida.

« Voltar