Presidentes das quatro centrais sindicais estão na equipe de transição de Lula

Na lista apresentada por Geraldo Alckmin, compondo o grupo técnico da área do Trabalho, estão os presidentes das quatro principais centrais sindicais, como Sérgio Nobre, da CUT; Adilson Araújo, da CTB; Miguel Torres, da Força Sindical, e Ricardo Patah, da UGT.

Para o vice-presidente da CUT, Vagner Freitas, a presença dos representantes das Centrais na equipe de transição é muito importante para a construção de um governo “que leve em consideração o valor do trabalho em posição superior ao valor do mercado”.

Os sindicalistas citam a agenda da Conclat (Conferência Nacional da Classe Trabalhadora), realizada pelas Centrais Sindicais em abril, que pautou questões como a defesa do emprego e dos direitos, um amplo programa de proteção social, trabalhista e previdenciária, luta contra a fome e a carestia e pelo fortalecimento do movimento sindical, “como premissa para que os trabalhadores tenham voz e vez no novo governo”.