Monteiro Lopes – A história do recifense que também foi o Primeiro Deputado Federal Negro do Brasil

Manoel da Motta Monteiro Lopes  foi o primeiro deputado federal preto e com discurso racial afirmativo do Brasil. Nasceu no Recife (PE) no dia 11 de janeiro de 1867. Fez sua formação básica no Ginásio Pernambucano, de onde saiu em 1883. Entrou na faculdade de Direito em 1885 e exerceu a advocacia até 1892.

Ainda em 1892, foi nomeado promotor público em Manaus, ocupando mais tarde o cargo de juiz de direito na mesma cidade. Deixou o Amazonas em 1894 para se estabelecer no Rio de Janeiro, então Distrito Federal, a fim de se dedicar à advocacia.

Já no Rio de Janeiro, Monteiro Lopes enfrentou uma avalanche de protestos pela sua cor, a sociedade branca não aceitava um homem negro entre os seus representantes. Mas contou com a luta do povo, para que assumisse o cargo. Então, na tarde de 1º de maio de 1909, foi finalmente proclamado e reconhecido deputado federal pelo Distrito Federal. Já no dia 13 de maio de 1909, comemorava-se o aniversário da abolição e se festejava a entrada na Câmara dos Deputados do primeiro político que assumia, em público, ser orgulhosamente “negro”.