Novo governo significa novo horizonte para servidores públicos federais

Os servidores públicos federais vêm de uma batalha exaustiva com o governo Bolsonaro em busca da manutenção de seus direitos e de reajustes salariais. A maior luta, contra o governo antigo, entretanto, foi para que a PEC 32 não fosse aprovada, pois caso isso acontecesse a reforma administrativa seria o carimbo do fim dos serviços do povo brasileiro. Com a eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT), novos horizontes se abrem para os serviços públicos.

O governo eleito firmou compromisso de reajuste salarial ainda em 2023 e também abrir mesa de negociações com as categorias. Ainda é preciso avaliar qual será a situação encontrada nos cofres públicos após os benefícios que foram concedidos no final deste ano pelo atual Governo, para aí sim traçar um plano mais concreto para os servidores públicos.

Porém, o intuito do novo Governo é ir contra as decisões de Paulo Guedes, atual ministro da economia, para o setor federal. A proposta do atual Governo está presente na PEC nº 32/2020 e ainda não foi aprovada pelo Congresso Nacional, graças à luta organizada pelos setores sindicais que se opuseram veemente contra esse verdadeiro ataque ao serviço público.