Paulo Guedes e Bolsonaro querem diminuir o valor da aposentadoria

Na última Sexta-feira, dia 21, o Brasil foi pego de surpresa com uma notícia absurda que traz, novamente, um golpe para todos os trabalhadores e aposentados do nosso país. O jornal “Folha de São Paulo” revelou que o governo prepara um plano econômico que acaba com a reposição anual, de acordo com a inflação registrada no período anterior, do salário mínimo e das aposentadorias do INSS.

O ministro Paulo Guedes negou que a informação seja verdadeira. Ao fazer isso, porém, acabou reafirmando o seu desejo de pôr fim à vinculação atualmente existente entre inflação e os reajustes que atingem a maior parte da classe trabalhadora no Brasil.

Após uma palestra na sede da Confederação Nacional do Comércio (CNC), no Rio de Janeiro, Guedes negou que haverá congelamento ou redução do valor real de salários e aposentadorias. Porém reconheceu que o governo de fato tem planos de desvincular o reajuste do salário mínimo e de aposentadorias ao índice de inflação do ano anterior. Em bom português, percentual indefinido é qualquer percentual. Qualquer. Inclusive menor que a inflação.

Em um comício em Juiz de Fora (MG), o ex-presidente Lula voltou a dizer que, se eleito, quer retomar a política de valorização do salário mínimo com reajustes acima da inflação. Lula detalhou o plano, e disse que o ganho real será equivalente ao crescimento do Produto Interno Bruto (PIB), ou seja, da produção total do país no ano.

Já o presidente Jair Bolsonaro gravou um vídeo para as redes sociais prometendo reajustar o salário mínimo em 2023 acima da inflação. A proposta orçamentária de 2023, assinada pelo próprio presidente, no entanto, não prevê recursos suficientes para nenhuma dessas promessas.