Dia 1 de outubro é comemorado o Dia Nacional do Idoso

No dia 1 de outubro é comemorado o Dia do Idoso no Brasil, antes disso, a homenagem era celebrada no dia 27 de setembro já que em 1999, a data foi instituída pela Comissão de Educação, do Senado Federal, para a reflexão sobre a qualidade de vida do idoso na sociedade a partir de questões ligadas à saúde, convívio familiar, abandono, sexualidade, aposentadoria, etc.

Foi em 2003, com a criação do Estatuto do Idoso que a data passou a ser celebrada nesse dia, o mesmo em que a Lei  nº 10.741 foi aprovada, mas é importante destacar que desde 1994 ele já estava inserido no âmbito da política nacional através da Lei nº 8.842 que criava o Conselho Nacional do Idoso.

O Sindsprev reservou a data de 30 de setembro para comemorar esse dia no Centro de Formação e Lazer - CFL. O evento conta com uma programação de atividades, dinâmicas, palestras e diversão para o público da terceira idade, com o tema: “Perspectivas das Ações Públicas em Atenção ao Idoso”.