Três de cada quatro internados por Covid-19 em Pernambuco não tomaram vacinação completa


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


A Secretaria Estadual de Saúde em Pernambuco (SES-PE), divulgou na última segunda-feira (27), que três em cada quatro pessoas internadas por Covid-19 no estado não estão com suas vacinas contra o coronavírus em dia. Além disso, 62,5% das mortes entre maio e junho foram por causa do esquema vacinal incompleto.

Vale ressaltar que as medidas de proteção contra o vírus foram afrouxadas mediante a população imunizada. Contudo, com a volta da alta da Covid-19 que já alcança um número significativo no País, é necessário reforçar a prevenção.

A maior medida para se proteger é a vacina, que com o tempo, segundo a pesquisa, perde a quantidade de anticorpos, e é por isso que é importante a dose de reforço. No caso dos idosos, ainda existe o envelhecimento imunológico do organismo. Para esse grupo, os especialistas recomendam o uso de máscaras em ambientes fechados.

Em uma contagem do início da pandemia que ocorreu em março de 2020 até o último domingo (26), Pernambuco registrou 966.702 casos de Covid confirmados, com 58.798 em estado grave e 907.904 considerados leves. Esse período também teve uma soma de 21.845 mortes. 

A quantidade de imunizantes aplicados contra a doença foi de 20.154.726. Pernambuco possui 93,19% de seu público elegível acobertado pela primeira dose. Com o esquema de duas vacinas, 83,84%. Já com pelo menos a primeira dose de reforço, completando três vacinas no esquema vacinal, 59,06% e com a quarta dose, apenas 16% do grupo de indicados está vacinado. 

« Voltar