Novo corte no orçamento de 2022 interfere na reserva de reestruturação de carreiras do serviço público

Na tarde da última segunda-feira (6), o governo federal fez a pronúncia de um bloqueio efetivo de recursos no orçamento de 2022 no valor de R$6,965 bilhões. Dessa vez, o valor é menor que os R$8,2 bilhões anunciados na semana anterior porque decidiram utilizar a reserva de R$1,737 bilhão, guardada com o objetivo de reestruturar carreiras do serviço público, com a intenção de abater o montante total que precisa ser contingenciado dos ministérios.

Quem fez o anúncio foi o Ministério da Economia. Até agora,  R$8,7 bilhões já foram bloqueados. Quase 50% desse valor sai do orçamento dos ministérios da Ciência e Tecnologia, Educação e Saúde.

Vale ressaltar que esse montante que interfere diretamente no reajuste dos servidores ainda não descarta um eventual aumento para o funcionalismo, contudo, o governo já apresentou a possibilidade de em vez de conceder o reajuste salarial de 5%, informado para a imprensa e sem negociação com a categoria ainda no período de greve do INSS, aplicar um aumento no vale-alimentação deixando de fora os servidores públicos federais aposentados. Embora ainda não houve decisão formal sobre isso, caso essa decisão ocorra, um novo bloqueio no orçamento será anunciado para que ele possa arcar com essas despesas.

O Sindsprev-PE, em conjunto com as outras entidades do movimento sindical brasileiro está  mobilizado para a luta do reajuste salarial de todos os servidores ativos, aposentados e pensionistas.