Prazo para validação cadastral de todos os servidores públicos federais encerra em 31 de maio

No próximo dia 31 de maio será finalizado o prazo para a validação cadastral de todos os servidores públicos federais. Nesse período, é importante que os agentes públicos responsáveis pela gestão de equipes validem também a composição do quadro de pessoal da sua unidade e das chefias subordinadas.

O governo federal tornou obrigatório esse procedimento quando emitiu a portaria que foi editada no último dia 16 de fevereiro de 2022 determinando que a validação deve ser realizada anualmente ou sempre que solicitada pela Administração e esse processo deve ser feito exclusivamente pelo aplicativo SOUGOV.BR.

Todos os servidores públicos civis efetivos, servidores públicos ocupantes de cargo em comissão, empregados públicos em atividade em algum órgão  ou entidade da Administração Pública federal direta, autárquica ou fundacional, contratados temporários, empregados de empresas estatais dependentes e estagiários, devem realizar a validação e atender à norma. Até mesmo os que se encontram cedidos, afastados, licenciados ou no exterior.

No caso dos aposentados e pensionistas, a validação cadastral não se aplica. Eles só são obrigados a realizarem a Prova de Vida, e isso acontece no mês de seus aniversários.

Para fazer o procedimento basta acessar o aplicativo SOUGOV.BR ou navegar pela versão online (sougov.economia.gov.br/sougov) e seguir a orientação do sistema. A funcionalidade aparece automaticamente, depois disso é só clicar e validar. Após a conclusão, a informação aparece na tela. Você pode verificar a situação, acessando menu > Cadastro > Situação da Validação Cadastral.