Ato dos servidores do INSS trouxe à tona fila de mais de 2 milhões de processos em atraso

Nesta terça-feira (12), os servidores públicos do INSS realizaram um ato na Praça do Diário, em protesto contra a fila de mais de 2 milhões de processos atrasados na Previdência Social. O ato foi no formato de um balcão de serviços, trabalhadores das mais variadas funções se dividiram no atendimento à população para informar sobre benefícios em atraso como salário-maternidade, auxílio-doença, aposentadoria por idade ou tempo de contribuição, pensão por morte, Benefício de Prestação Continuada (BPC), dentre outros.

O início foi às 9h e o encerramento às 12h. O destaque da ação foi para uma fila ilustrativa de servidores, criada com cavaletes com rosto de palhaço e camisas do INSS, representando o povo, que é quem mais sofre com o descaso do governo Bolsonaro.

Desde o dia 23 de março a categoria está em greve na luta por reposição salarial, revogação da EC 95, arquivamento da PEC 32, dentre outras reivindicações.

Para sanar o problema da famosa fila do INSS que por décadas é conhecida pelo povo, é necessário investimento no orçamento dos serviços públicos, totalmente abandonados pelo governo que procurado por nossa categoria, alega não possuir recursos para investir em concursos, nem na estrutura física e tecnológica das APS 's, embora, tenha liberado fundo eleitoral de 4,9 bilhões.

Os servidores do INSS do Recife, por exemplo, trabalham hoje com metade do quadro corporativo nas agências. Em Pernambuco há em torno de 700 servidores, distribuídos na capital, na RMR e nos interiores do estado. Outro grupo nesta mesma quantidade, se aposentou ou migrou para  outros concursos.  A categoria sofre com metas de trabalho abusivas, congelamento de salário há cinco anos, máquinas e sistema operacional sucateados, ausência de mão de obra para atendimento ao público, dentre outros problemas.

O governo Bolsonaro quer acabar com os serviços públicos!