Carta aberta à população

Nós, servidoras e servidores públicos federais de Pernambuco, estamos comunicando a todos que estamos em greve. Protestamos contra o congelamento salarial e a atual situação de precariedade pela qual passam diversos órgãos federais responsáveis pela prestação de serviços públicos essenciais à população brasileira. Desde o início do atual governo, temos presenciado ataques incessantes aos servidores públicos e à própria existência de órgãos que atendem à população em suas mais variadas necessidades.

O que mais nos motiva nessa greve é a luta pelo reajuste da perda inflacionária de 2020 e 2021, precisamos de um salário justo. A inflação aumentou pelo menos 50% nos últimos cinco anos. A população tem sofrido com o alto preço do gás de cozinha, da gasolina, dos alimentos, dentre outros produtos e nós, servidores públicos, que também precisamos sustentar nossas famílias, ainda temos que sobreviver com nossos salários congelados há cinco anos. Estamos vendo o sucateamento da máquina pública e nenhum interesse do governo em conversar com a nossa categoria apesar dos atos, protestos e diversas tentativas de negociação.

O governo Bolsonaro tem feito descaso com os trabalhadores. Recentemente, ele anunciou um corte de quase R$1 bilhão no orçamento do INSS, que pode inclusive afetar o pagamento dos benefícios sociais, aumentar as filas e fechar agências de previdência social. O INSS, aliás, tem sofrido com uma gestão sem consonância com a realidade dos servidores. Hoje, o órgão funciona com um número reduzido de pessoas, muita pressão e não há qualquer expectativa de realização de concurso público para equilibrar o quadro de funcionários e, consequentemente, melhorar o atendimento à população que sofre à espera, por meses ou anos, de benefícios como o auxílio-doença, o auxílio-maternidade, a aposentadoria ou a pensão. Esse problema também se estende aos servidores da saúde que sofrem com a desvalorização do SUS e a falta de estrutura para os profissionais, com resultados, no atendimento, semelhantes aos que citamos acima.

Pedimos a compreensão da população pelas suspensões no atendimento. Se não lutarmos por nossos direitos, todos iremos perder. Queremos um serviço público de excelência e a valorização dos profissionais que trabalham nos órgãos públicos. O descaso desse governo não pode continuar.

EXIGIMOS RESPEITO E VALORIZAÇÃO!