Banco Central libera consulta de valores a receber de instituições financeiras

Uma cifra milionária de cerca de R$ 8 bilhões está parada em instituições financeiras de todo o país, esperando ser sacada. Esse dinheiro pertence a clientes, mas muitas pessoas ou empresas nem sequer sabem que possuem esses recursos.

Para resolver essa situação, o BC passou a disponibilizar uma consulta, a qualquer cidadão, para verificar possíveis valores a receber de instituições financeiras. O serviço é disponibilizado por um site exclusivo e foi liberado na semana passada.

Para verificar ou solicitar os valores, o cidadão precisa acessar o sistema valoresareceber.bcb.gov.br e informar o CPF e data de nascimento, para pessoa física, e o CNPJ e data de abertura da empresa para pessoa jurídica.

Caso tenha valores a receber, no momento da consulta o sistema informa a data e o período para consultar novamente o valor e solicitar o resgate do saldo existente. As datas serão agendadas de acordo com o ano de nascimento da pessoa ou da criação da empresa. Para quem nasceu ou abriu empresa antes de 1968, o período de agendamento para consulta do valor e resgate será de 7 a 11 de março. Já para aqueles entre 1968 e 1983, o agendamento será entre 14 e 18 de março. Por fim, para quem nasceu ou criou empresa depois de 1983, poderá agendar o resgate entre 21 e 25 de março. Para quem perder essas datas, haverá um período de repescagem um dia depois do fim do prazo.

Um dos requisitos para solicitar o resgate é ter cadastro no sistema Gov.br, plataforma do Governo Federal que centraliza centenas de serviços pela internet. O cliente deverá informar uma chave Pix da sua conta na instituição financeira. Nos casos em que a instituição financeira não tenha aderido a um termo específico com o Banco Central, será preciso informar os dados de contato no sistema e o meio de pagamento ou de transferência.

A liberação das consultas e resgates será feita por fases. De acordo com o BCl, o valor total estimado para a fase 1 é de R$ 4 bilhões para pessoas físicas e jurídicas. Os valores solicitados por usuários que indicaram a chave Pix devem ser devolvidos pelas instituições em até 12 dias úteis.

Aqueles que tiverem valores a receber no momento da consulta podem confirmar o montante e solicitar a sua transferência a partir do dia 7 de março. Caso tenha valores a receber, o usuário conseguirá saber a data e o período para consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Depois, o cliente deve voltar ao site valoresareceber.bcb.gov.br na data e período informados e use seu login Gov.br para acessar o sistema, consultar e solicitar o resgate do saldo existente.

Para resgatar os valores, primeiro o usuário deve se cadastrar no site ou app Gov.br. A conta Gov.br tem três níveis de segurança: bronze, prata e ouro. Será necessário ter nível prata ou ouro para consultar e solicitar os recursos. O nível bronze será criado no momento da abertura da conta no canal Gov.br.

Veja o passo a passo para avançar de nível:

Pelo aplicativo
1 - Abra o app no celular e faça o login na sua conta
2 - Clique em “Aumentar nível”
3 - Na página inicial do aplicativo, no topo, já é possível ver o seu nível e, logo abaixo, o botão “Aumentar nível”. Na sequência, o app te encaminha para as formas de validação disponíveis para o seu perfil.

Pelo computador
1 - Faça login na sua conta em https://contas.acesso.gov.br/
2 - Vá em “Privacidade”. No menu lateral esquerdo, clique na última opção “Privacidade”;
3 - Clique em “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”. Em “Selos de Confiabilidade”, clique na opção em azul “Gerenciar lista de selos de confiabilidade”;
4 - Clique em “Autorizar”. Na tela seguinte, aparecerá todas as informações pessoais do seu cadastro que o serviço precisará utilizar. Clique em “Autorizar” para dar continuidade.

Depois disso, você será encaminhado para uma página que mostrará as confiabilidades que já possui e como pode adquirir as outras referentes aos níveis prata e ouro:

Você pode adquirir o nível Prata a partir de:
Cadastro via Sigepe – cadastro validade em base de dados de servidores públicos da União
Cadastro via validação biométrica – cadastro validado por Biometria Facial (Denatran)
Cadastro via Internet Banking
Banrisul
Bradesco
Caixa Econômica
Banco de Brasília
Sicoob
Santander

É possível adquirir o nível Ouro a partir de: