Bolsonaro avalia conceder reajuste linear para servidores

O funcionalismo vem fazendo uma série de manifestações e paralisações em busca do reajuste salarial para todos os servidores, com isso, parece que o presidente Jair Bolsonaro avalia conceder um aumento linear de R$400,00 para todos os servidores da União ainda esse ano, segundo afirmam os integrantes do Executivo.

A promessa era para a Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e para o Departamento Penitenciário Nacional, com uma reserva de R$1,9 bilhão no Orçamento de 2022 para essa finalidade, mas a insatisfação das outras categorias do funcionalismo iniciou protestos por todo o país.

O desejo de Bolsonaro, conforme explica o Executivo, é conceder reajuste para os servidores em formato linear, já que em tempos de ano eleitoral, “notícias positivas” sempre serão bem quistas.

Se for aprovado, o reajuste linear de R$400 vai gerar um impacto de R$5 bilhões no Orçamento de 2022. Para que esse valor seja organizado, é importante que sejam feitos cortes em outras despesas. A avaliação do governo é de que o reajuste é um acerto que vai agradar grande parte do funcionalismo, mesmo que servidores com salários mais altos reclamem. Vale lembrar que o reajuste de R$400 é suficiente, em alguns casos, para recompor a inflação de 2021, que foi de 10,06%. A decisão deve sair ainda em março. Como a lei eleitoral proíbe aumentos num prazo de 180 dias antes das eleições, o reajuste precisa ser proposto até o dia 2 de abril de 2022.

(crédito da Foto: Evaristo Sa/ AFP)