Reajuste anual da Geap Saúde passa a valer a partir de fevereiro

Os planos de benefícios da Geap Saúde serão reajustados em 2,26% a partir de 1º de fevereiro de 2022. Os novos valores serão aplicados aos planos Geap Referência, Essencial, Clássico, Família e Saúde I e II.

O percentual de reajuste inicialmente cotado seria de 6,5%. Mas graças à pressão dos servidores públicos federais e dos nossos representantes dentro do Conselho de Administração da operadora, o índice caiu de 6,5% para 2,26%, uma redução de 4,24% no bolso dos assistidos.

Houve uma grande mobilização dos beneficiários da Geap e dos conselheiros de administração do plano de saúde para que houvesse uma descontinuidade dos aumentos abusivos do plano e para que o reajuste fosse zero.

A proposta de reajuste zero apresentada pelos conselheiros não estava pautada apenas com o objetivo de realizar “um desejo” dos membros do conselho, mas em argumentos técnicos baseados no próprio cálculo atuarial dos planos e principalmente pelos motivos que a GEAP tem: recursos livres que são suficientes para não reajustar os planos, além de outros fatores fundamentais como o congelamento de salário do servidor, congelamento do per capta do Governo, alta da inflação e evasão dos assistidos da GEAP.

Porém, a recomendação de reajuste zero não teve êxito em virtude do voto de Minerva do presidente do conselho, nomeado pelo governo. No entanto, é importante ressaltar que se não fosse a mobilização dos beneficiários em conjunto com os seus representantes no Conselho de Administração da GEAP, a Diretoria Geapiana aplicaria um reajuste de 6,5%.

De acordo com a Geap, o aumento foi justificado após a realização de um estudo atuarial que considerou o aumento dos custos médico-hospitalares em decorrência da inflação médica, a ampliação do rol mínimo de procedimentos obrigatórios estabelecida pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) e a frequência de utilização das coberturas.

Os boletos bancários para pagamento dos planos deixaram de ser enviados via Correios. Agora, podem ser emitidos somente pelo site oficial www.geap.com.br, no App Geap – disponível para Android e IOS – ou solicitado diretamente à central de teleatendimento pelo número 0800-728-8300.