STF alerta que Bolsonaro pode ser obrigado a estender reajuste para demais servidores

Ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) alertaram aos auxiliares do presidente Jair Bolsonaro que conceder aumento de salário somente para policiais pode desencadear uma série de ações na Cortes, com cobranças pelo mesmo tratamento para todos os servidores.

Com isso, ficou avisado pelo STF de que o governo deve ser obrigado a “alinhar” esse tratamento dado a apenas uma categoria para os demais trabalhadores do Executivo, após cinco anos de congelamento de salário.

O Congresso aprovou uma reserva de R$1,9 bilhão para os reajustes deste ano a pedido do próprio presidente, que já deixou claro o seu interesse em usar esse valor apenas no reajuste dos servidores policiais, apesar de no início de janeiro ter mudado de ideia e dito que nenhum reajuste estaria garantido para ninguém.

Esse favoritismo pela categoria e as explicações “confusas” do presidente, gerou reação nas demais categorias dos servidores que já promovem mobilizações e se articulam para uma greve geral, caso o reajuste não seja estendido. Chefes da Receita Federal, por exemplo, já entregaram seus cargos e auditores fiscais também promovem discursos de paralisações.