Servidores federais em Pernambuco fazem ato por recomposição salarial já

Os servidores públicos federais em Pernambuco realizaram um ato na manhã desta terça-feira (18), na Rua da Aurora, em frente ao Banco Central, no bairro de Santo Amaro, como um protesto cobrando do governo federal a recomposição salarial das mais diversas categorias do setor público.

A mobilização acompanhou outros atos realizados em grandes cidades por todo o país durante esta terça, inclusive em Brasília (DF). Na capital federal, os protestos aconteceram em frente à sede do Banco Central e em frente ao Ministério da Economia.

O funcionalismo público está há seis anos sem receber qualquer reajuste salarial. Apesar disso, na Lei Orçamentária Anual de 2022 foi incluído um valor de R$ 1,7 bilhão, que será dedicado apenas ao aumento salarial das carreiras policiais, após pedido pessoal de Jair Bolsonaro.

Essa notícia foi recebida pelo funcionalismo público brasileio como uma afronta aos demais servidores, que amargam perdas salariais de mais de 40% para a inflação. Muitos estão deixando de pagar seus planos de saúde para que o salário caiba no orçamento mensal.

Toda essa insatisfação tem provocado uma onda de protestos por todo o país, que vai culminar com uma grande greve nacional do serviço público no início do mês de março. Um calendário de mobilizações tem reunido mais de 200 mil servidores de diversas esferas e diversas categorias em prol do reajuste salarial para todos.

O ato foi organizado pelo Sindsprev-PE em conjunto com mais seis sindicatos do serviço público federal no estado: o Sindsep, o SindMPU, Sintrajufe, Aduferpe, Adufepe e Sintufepe.