Novas regras para aposentadoria em 2022


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


O ano novo chegou e com ele as novas regras para homens e mulheres que buscam a aposentadoria. Desde novembro de 2019, a reforma da Previdência, imposta por Bolsonaro (PL), aumentou o tempo de contribuição e a idade mínima para os trabalhadores desfrutarem do benefício e por isso, é importante o cálculo das contas para verificar se já é possível reivindicar.

Para a aposentadoria por idade, a carência é de 15 anos de contribuição ao INSS, tempo válido para trabalhadoras e trabalhadores. Quem iniciou contribuição depois da reforma, precisa ter no mínimo 20 anos de contribuição, apenas as mulheres continuam com carência de 15 anos, mas a idade delas que antes era 60 anos, com as novas regras passa a receber seis meses a cada ano contados de novembro de 2019, ou seja, em 2022, é necessário que ela tenha 61 anos e meio. Os homens, 65 anos.
No caso da aposentadoria por tempo de contribuição, a regra subiu em janeiro para 89 pontos (mulheres) e 99 (homens). Para mulheres com 30 anos de contribuição, precisam ter 57 anos e meio de idade, já homens com 35 anos de contribuição, já podem pedir a partir dos 57 anos e meio de idade.

Os pensionistas já sofreram alterações em 2021, nesse caso, só em 2024 terão idades mínimas acrescidas.

« Voltar