Entidades sindicais se reúnem com presidente do INSS

Entidades sindicais se reuniram na última semana do ano com o presidente do INSS, José Carlos Oliveira, para apresentar as principais pautas de reivindicação da categoria previdenciária. Um dos primeiros pontos tratados foi sobre a necessidade da urgência de realização do concurso público.

As entidades reforçaram a importância da reposição da força de trabalho, diante de uma situação que já está precária: há poucos servidores para dar conta de muita demanda.

Em resposta, o INSS repassou que está em tratativa com o Ministério da Economia e que talvez não consiga as 7,5 mil vagas que foram solicitadas pela antiga diretoria. Mas eles afirmaram acreditar que só teriam algumas vagas disponíveis para o INSS.

Outro ponto abordado na reunião foi sobre a necessidade de implantação do Comitê Gestor da Carreira, que é inclusive um acordo de greve. O INSS respondeu que está com a minuta do Comitê Gestor, que foi discutida com as entidades sindicais. O documento está no Ministério da Economia. Será feita uma gestão política para que essa pauta seja destravada na pasta.

Também foi discutido o PLP 189, que transforma o INSS na Unidade Gestora Única. Neste ponto, foi solicitado que haja alteração na redação que foi encaminhada para o Congresso, porque o texto original tira atividades privativas da carreira de seguridade social, deixando esse ponto em aberto. Foi reforçada a necessidade de destacar as atividades privativas e exclusivas da carreira do Seguro Social.

Sobre isso, o presidente do INSS foi bastante enfático e declarou como “absurda” a forma como foi dada aquela redação e que ele estava disposto a fazer gestão política no Congresso para que fosse alterada essa redação.

Outro ponto discutido foi sobre a implementação dos grupos de trabalho dos programas de gestão. Esse seria um GT abrangente, em que se pudesse tratar de metas, de saúde do trabalhador, entre outros. O presidente José Carlos Oliveira afirmou que vai abrir o grupo de trabalho dos programas de gestão para que a gente faça essa discussão mais aprofundada de todo o processo de trabalho no INSS.