Geap apresenta proposta de baixo reajuste após mobilização

Na semana passada, o Conselho de Administração da Geap se reuniu em Brasília para discutir o reajuste dos planos GEAP Saúde, GEAP Clássico, GEAP Referência, GEAP Essencial e GEAP Família. Houve uma grande mobilização dos beneficiários da Geap e dos conselheiros de administração do plano de saúde - que representam os clientes - para que houvesse uma descontinuidade dos aumentos abusivos do plano.

Após essa iniciativa, a GEAP apresentou uma proposta de reajuste com o menor percentual aprovado dos últimos tempos, com recuo no patamar de 6,5% para 2,26%, uma redução de 4,24% no bolso dos assistidos. Embora os conselheiros eleitos para o Conad tenham insistido e lutado pela proposta de reajuste para os multi planos da GEAP, ainda assim o resultado foi considerado satisfatório.

A proposta de reajuste zero apresentada pelos conselheiros eleitos não estava pautada apenas com o objetivo de realizar “um desejo” dos membros do conselho, mas em argumentos técnicos baseados no próprio cálculo atuarial dos planos e principalmente pelos motivos que a GEAP tem: recursos livres que são suficientes para não reajustar os planos, além de outros fatores fundamentais como o congelamento de salário do servidor, congelamento do per capta do Governo, alta da inflação e evasão dos assistidos da GEAP.

Porém, a recomendação de reajuste zero não teve êxito em virtude do voto de Minerva do presidente do conselho, nomeado pelo governo. No entanto, é importante ressaltar que se não fosse a mobilização dos beneficiários em conjunto com os seus representantes no Conselho de Administração da GEAP, a Diretoria Geapiana aplicaria um reajuste de 6,5%.