Maior parte de óbitos e internações por Covid-19 foi de pessoas não vacinadas


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Para cada dez mortes por covid-19 no Brasil, oito foram de pessoas que não receberam nem a primeira dose de vacina. É o que revela o levantamento realizado pela USP (Universidade de São Paulo). A segunda dose do imunizante passou a ser aplicada pelos brasileiros no mês de março de 2021, a partir desse período é que as mortes foram sendo reduzidas, com constatação de 94%, segundo a pesquisa.

 

Foram 306.050 pessoas mortas pelo coronavírus no país, entre os dias 1 de março e 15 de novembro, desse número, em 243 mil casos, as vítimas não tomaram nenhuma dose de vacina, resultando em um percentual de 79,7%. Já para o grupo de pessoas totalmente imunizadas, o número de mortes caiu para 32 mil (10,7%) e para quem tomou apenas a primeira dose, os óbitos foram para 29 mil (9,7%).

 

O mesmo aconteceu com as internações, entre 981 mil internados por covid-19, 802 mil (81,7%) não haviam tomado nenhuma dose da vacina. O número de internados imunizados por completo foi de apenas 93 mil (9,6%), já quem recebeu apenas a primeira dose, somou 85 mil (8,7%).

 

No mês de outubro, o cenário de óbitos foi invertido. Entre os vacinados, 3.293 mortes, já para os não vacinados, 2 mil. A confusão ocorreu porque o número de pessoas vacinadas é maior que o de não vacinadas, é o que explicam os especialistas.

« Voltar