Fiocruz é autossuficiente na produção de vacinas contra covid

A Fundação Oswaldo Cruz, referência em produção de vacinas, ganhou recentemente autonomia para produzir a vacina contra a covid-19, com matéria prima nacional. Desde setembro, a instituição já produzia o ingrediente farmacêutico (IFA), utilizado na elaboração.

Foi inaugurado no dia 23 de novembro, no Complexo Tecnológico de Vacinas – CTV, da Bio-Manguinhos, o Laboratório Físico-químico (LAFIQ) que realizará todo o controle de qualidade dos imunizantes. E de acordo com Maurício Zuma, diretor da Bio-Manguinhos, a produção do IFA nacional exigiu absorver 40 novas análises, algumas de alta complexidade.

Em 2020 começaram a produzir as primeiras vacinas contra a covid-19 pelo mundo, e até ano passado, a Fiocruz fabricava 120 milhões de doses de imunizantes de todos os tipos. Este ano já entregou cerca de 135 milhões de doses.

A pandemia da covid-19 que assombra o país e o mundo desde dezembro de 2019 tem deixado um rastro de muitas mortes. Só no Brasil já foram cerca de 616 mil pessoas mortas pela doença. Com a vacinação, o número de vítimas fatais e infecções que necessitam de internações hospitalares têm reduzido consideravelmente.

Segundo o Mapa da Vacinação do Brasil, até o momento 65,32% da população brasileira está completamente vacinada (com duas doses) e 74,93% se vacinaram apenas com uma dose. Em números absolutos, 139.339.569 brasileiros foram totalmente imunizados até o momento. Até o momento, foram aplicadas 299.178.759 vacinas no Brasil.

Segundo dados da Our World In Data, 42,7% da população mundial foi vacinada com a segunda dose ou dose de reforço. Lideram o ranking países como: China Continental, Índia, Estados Unidos, Brasil e Indonésia. São 3,33 bilhões de pessoas totalmente vacinadas no mundo.

PDF: WhatsApp-Image-2021-12-14-at-14.43.46-1.jpeg