Cobrança de passaporte vacinal em órgãos estaduais começa a valer no dia 6 de dezembro
A exigência da comprovação do esquema vacinal completo contra a Covid-19 para acesso aos estabelecimentos públicos em Pernambuco entra em vigor nesta segunda-feira (6). O decreto com todas as regras para cumprimento da norma foi publicado na edição do Diário Oficial do Estado do último dia 01 de dezembro.
A comprovação de vacinação que trata o Decreto nº 51.864 poderá ocorrer por meio do Comprovante de Vacinação Oficial, expedido pela plataforma do Sistema Único de Saúde - Conecte SUS, ou por outro meio comprobatório, como caderneta ou cartão de vacinação, emitido pela Secretaria Estadual de Saúde, pelas Secretarias Municipais de Saúde ou por outro órgão governamental, nacional ou estrangeiro, com registro da aplicação das vacinas, conforme calendário estabelecido pela Secretária Estadual da Saúde.
A medida reforça o incentivo à vacinação de todos os pernambucanos contra a doença, com o objetivo de proteger a população. A direção do Sindsprev reforça que a imunização é necessária para evitar novas ondas da doença. Dados divulgados pelo Centro Europeu de Controle de Doenças apontam que os locais com maiores índices de vacinados estão registrando menos mortes, comprovando que as vacinas, além de seguras, salvam vidas.
Segundo especialistas, hoje a pandemia da Covid-19 tem afetado especialmente as pessoas não vacinadas ou que não completaram o esquema vacinal, principalmente diante de novas variantes. A medida vale para todos os órgãos estaduais e os servidores que neles atuam.