Perícia do SIASS voltará a atender demandas dos servidores do INSS
Há anos os servidores do INSS não conseguem assistência médica pericial pelo Subsistema Integrado de Atendimento à Saúde do Servidor (SIASS) que atua com um funcionamento precário, sem atendimento de médicos peritos. No Brasil, segundo especialistas, estima-se um déficit de 22 mil perícias que não foram realizadas por falta de médicos. Em Pernambuco, esse número é de 1.300 servidores.
Por esse motivo o Sindsprev judicializou várias perícias que deixaram de ser realizadas e tem cobrado da gestão do INSS uma resolução para o problema. Vale ressaltar que desde o dia 28 de outubro de 2021, a partir da portaria 12.792, emitida pelo Ministério da Educação, médicos peritos federais estão autorizados a realizarem perícia médica, mas, até o momento, o trabalho não foi iniciado. Por causa disso, a direção do Sindsprev solicitou ao Hospital das Clínicas, onde funciona o SIASS da UFPE, a possibilidade de atendimento, ao menos aos casos mais urgentes, até que o processo seja normalizado pelo próprio INSS.
O Sindsprev também foi informado junto à direção central do INSS que a perspectiva para o início das perícias médicas está voltada para o mês de dezembro e que as mesmas serão realizadas na Agência da Previdência Social (APS) mais próxima à residência do servidor, contudo, o agendamento deve ser realizado através da central estadual que está sendo criada para este serviço, sendo assim, haverá um tipo de marcação de perícia para o segurado do INSS e outro para os servidores públicos federais, já para o atendimento nas agências.