Sindsprev-PE participa da posse do novo conselho gestor do Hospital Geral de Areias

Na última sexta-feira (5), 32 conselheiros tomaram posse para o novo Conselho Gestor Local do Hospital Geral de Areias (HGA), biênio 2021-2023. O evento foi realizado no auditório da unidade de saúde e contou com a presença do coordenador-geral do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio e membros da diretoria do sindicato, José Carlos Tavares (Carlão) e Esdras Soares de Morais. Carlão e Esdras também estão entre os nomes do novo conselho.

O conselho é dividido entre membros representantes dos trabalhadores do HGA, membros representantes dos usuários da unidade de saúde e membros da direção do hospital. Carlão, que presidiu o evento, destacou que o Conselho Gestor do HGA foi o primeiro do estado, criado em 1991, sendo modelo para todos os outros hospitais do estado, e tem sido fundamental para as conquistas obtidas na unidade de saúde.

“Esse conselho nasceu da luta de classes dos trabalhadores, nasceu das entidades e associações que lutavam e lutam pela melhoria dos serviços públicos. Através do serviço de grande relevância, conseguimos que o Hospital do Idoso saísse do papel, conseguimos evitar que a emergência fosse fechada em alguns momentos e enfrentar outras situações. O conselho do Hospital de Areias corre nas minhas veias”, declarou Carlão.

Luiz Eustáquio ressaltou a importância dessa unidade de saúde para a cidade do Recife e do papel do conselho na defesa dos direitos dos usuários e dos trabalhadores, enquanto controle social garantido pela Constituição Federal. “O conselho gestor é o povo dizendo o que quer para ele dentro da saúde, é o cuidado da população, é buscar melhorias para o serviço. O papel desse conselho é altamente relevante e já conseguiu muitas vitórias”, afirmou o coordenador-geral do Sindsprev-PE.

As entidades da sociedade civil que participam do conselho são: Conselho de Moradores do Jiquiá, Associação de Moradores da Mustardinha, Instituto de Desenvolvimento Social e Cultural (Idesc), Associação das Mulheres de Beirinha e Instituto Musashi Starteyes Japan. Além deles, integram representantes do Programa de Atenção ao Idoso (PAI), do Núcleo de Acolhimento ao Adolescente e ao Jovem (Nuaaj) e do Programa de Pacientes Especiais.