PEC dos ex-sucanzeiros é aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça

Na última quarta-feira, 20 de outubro, a PEC 101/19 foi aprovada pela Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e agora tramita para a Câmara. A Proposta de Emenda Constitutiva aborda a concessão de plano de saúde aos servidores da ex-Sucam que trabalharam até o dia 31 de dezembro de 1988, contaminados pelo DDT enquanto exerciam as atividades trabalhistas.

A Superintendência de Campanhas de Saúde Pública (Sucam), hoje extinta, por 50 anos utilizou o DDT, inseticida responsável pelo combate ao mosquito transmissor da malária. Para os profissionais envolvidos, um trabalho perigoso que lhes gerou consequências na qualidade de vida até os dias de hoje.

Sob comprovação de exames, os profissionais que atuaram como guardas em tempos de Sucam, hoje enfrentam problemas respiratórios, cardiovasculares dentre outras complicações na saúde em virtude da intoxicação com o produto. Dos trabalhadores que tiveram contato com o produto, 90% foi a óbito antes de chegar aos 30 anos, isso diz muito sobre o grau de mortalidade alarmante e precoce para esse grupo onde são poucos os que conseguem chegar aos 60. Durante o período em que exerciam suas atividades, os sucanzeiros eram regidos por um manual que ficou sem reforma por 30 anos, com regras muito rígidas sobre a borrifação, porém, simplórias quando se tratava da manipulação e preparo do inseticida.

A luta dos ex-sucanzeiros, hoje, é para que estes profissionais que foram prejudicados, possuam acesso a um plano de saúde. Sindicatos de servidores públicos federais e outras entidades pró-servidores uniram forças e se mobilizaram a favor da PEC 101, proposta de emenda que surgiu em 2019 mas que já encontrou muitos bloqueios, sendo vetada e provocando ainda mais a insatisfação e espera dos possíveis beneficiários.

A aprovação dessa PEC pela CCJ já é um passo importante e vai garantir a continuidade da tramitação, assegurando a dignidade dos trabalhadores que dedicaram suas vidas para salvar milhões de brasileiros e hoje enfrentam esse drama.

Agora, ela segue para a Comissão Especial, onde o trabalho em busca de apoio para a aprovação dessa proposta vai continuar. O Sindsprev apoia a juntamente com as outras entidades filiadas que se mobilizam frente à categoria para buscar justiça em prol dos direitos dos servidores públicos da Sucam.