Nova proposta de piso salarial da enfermagem quer desvincular jornada de 30 horas semanais

Durante a reunião da última quinta-feira (21), com entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem, a senadora Eliziane Gama (Cidadania-MA) apresentou uma nova proposta, segundo ela sugerida pelos líderes do Senado, para a aprovação do PL 2564, mais conhecido como PL da Enfermagem.

Na nova proposta, mantém-se o valor do piso salarial de R$ 4.750,00 para enfermeiros e a proporcionalidade de 70% para técnicos e 50% para auxiliares e parteiras, porém desvinculado da jornada de 30 horas.

Durante o encontro, as entidades que estavam presentes afirmaram que não aceitam desvincular o piso salarial da jornada de trabalho, pois esta medida significaria prejuízo direto aos trabalhadores e reduziria os valores do piso significativamente e a sua eventual aprovação não traria efeitos positivos para valorização da categoria.

A posição das entidades está de acordo com as deliberações tomadas pela maioria dos trabalhadores através de assembleias e consultas realizadas recentemente.

Nesta semana que se inicia, as entidades que compõem o Fórum Nacional da Enfermagem estarão presencialmente no Senado dialogando com os senadores sobre a necessidade de aprovação do piso vinculado à jornada de trabalho. Também estamos reivindicando ao presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM/MG), a inclusão do PL na pauta de votação da próxima semana.

Lembrando que 76 senadores já assinaram o requerimento de inclusão do projeto na pauta de votação. Não adianta postar nas redes sociais que somos heróis. Valorizar de verdade a enfermagem é aprovar um piso justo e uma jornada digna. É hora do Senado demonstrar de fato que querem valorizar e reconhecer a importância da Enfermagem.