Prova de vida para servidores tem novo prazo

Um novo prazo foi estipulado pelo governo federal para a realização da prova de vida dos servidores, agora, a data vai até o dia 31 de dezembro de 2021. Dessa maneira, servidores públicos federais aposentados, pensionistas e anistiados políticos civis do Executivo federal, que não realizaram comprovação no período em que  a obrigatoriedade estava suspensa - entre março de 2020 e junho de 2021, ganham mais tempo para atualizarem a situação cadastral.

O dia 30 de setembro era o último prazo estipulado pelo governo para que pudessem atualizar a situação cadastral e evitar a suspensão de seus pagamentos, porém, no dia 1 de outubro, foi publicada a Instrução Normativa nº 91, que garante a realização do recadastramento até o último dia do ano e essa medida já cobre os anos 2020/2021, conforme consta no calendário.

Para quem ainda não sabe, a prova de vida é um procedimento previsto em lei, no qual ajuda a evitar possíveis fraudes e pagamentos indevidos, ela deve ser realizada anualmente, sempre no mês de aniversário do beneficiário.

O aplicativo SouGov.br, disponível nas lojas Google Play e App Store, é a plataforma onde pode ser realizada a consulta à prova de vida, ou através do computador.

*Procedimento para realização do serviço:*

Se a prova de vida for no modo digital, o beneficiário precisa ter a biometria (identificação digital) cadastrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) ou no Departamento Nacional de Trânsito (Denatran), além de ter instalado em seu celular os apps SouGov.br e GOV.BR .

O SouGov.br vai iniciar o procedimento e, logo, a validação facial será realizada na plataforma GOV.BR. Todas as etapas aparecerão na tela do celular, por meio do serviço Prova de Vida. A situação poderá ser acompanhada pelo SouGov.br.

No modo presencial, qualquer agência do banco onde o beneficiário recebe o pagamento pode realizar o procedimento, desde que o mesmo esteja munido de documento de identificação com foto.