UFPE aprova resolução que amplia retomada das atividades

O Conselho Universitário (Consuni) da Universidade Federal de Pernambuco autorizou, no dia 27 de agosto, a retomada presencial das atividades administrativas e de ensino, pesquisa e extensão na UFPE, através da resolução nº 04/2021. O documento, publicado no Boletim Oficial nº 134, entrou em vigor no dia 1 de setembro. Nessa nova fase, as atividades administrativas e de gestão adotam formato híbrido, com retorno presencial de todos os servidores 21 dias após completarem o ciclo de vacinação que combate a Covid-19.

Para o ensino de graduação, a oferta de componentes curriculares, no período letivo 2021.1, que vai ser iniciada em 20 de setembro, será ampliada com aulas teóricas sendo mantidas no sistema remoto e aulas práticas ou teórico-práticas no formato presencial, dentro das condições estabelecidas para a segurança de todos.

Segundo o vice-reitor, Moacyr Araújo, o objetivo é começar o terceiro semestre do ano letivo com uma configuração diferente da anterior, já que os dados da pandemia e o avanço da vacinação para os profissionais de educação e dos estudantes apontam melhoras.

Vale salientar que a resolução não inclui os servidores estatutários em exercício no Hospital das Clínicas (HC) da UFPE. As orientações estão sendo definidas pelo HC/Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) devido ao contrato firmado entre a universidade e a empresa pública.

Os principais pontos da resolução aprovada pelo Consuni definem que as atividades serão com chefias nas atividades presenciais e revezamentos entre os demais servidores no presencial e no remoto. Os que testarem positivo para Covid-19 ou apresentarem sintomas gripais, deverão comunicar à chefia imediata por telefone ou e-mail para as providências e o uso dos Campi deverá funcionar por agendamento.