Congresso da CNTSS aprova Plano de Lutas e elege nova diretoria

O Sindsprev-PE participou do 8º Congresso Nacional da CNTSS/CUT – Confederação dos Trabalhadores em Seguridade Social, que aconteceu entre 25 e 27 de agosto, para aprovar o Plano de Lutas para os anos de 2021 a 2025. O pleito se deu a partir da apresentação de Chapa Única “Valorizando os trabalhadores e trabalhadoras da Seguridade Social”, que foi eleita, por aclamação, pelos mais de 200 delegados e delegadas representantes dos Sindicatos e Federações filiados à Confederação. Na ocasião, quatro dirigentes do Sindsprev-PE tomaram posse nas Diretorias Executiva, Nacional e no Conselho Fiscal.

O Plano de Lutas aprovado contém mais de 300 propostas designadas por representantes dos setores: Federal, Saúde Privada e categorias, Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias. Entre as contribuições, estão lutas que vão de encontro à Reforma Administrativa (PEC 32), precarização do trabalho, dentre outras. Também foi enfatizada a necessidade de campanhas a favor dos direitos do povo e dos servidores, como a manutenção dos concursos públicos, regulamentação do piso salarial dos servidores(as), combate à privatização, dentre outros.

A composição da Chapa seguiu os critérios estabelecidos nos regulamentos da CUT – Central Única dos Trabalhadores com todos os setores sendo representados. A Direção Executiva será composta pelos cargos de presidente, vice-presidente e doze secretários, entre eles, o diretor financeiro do Sindsprev-PE, José Bonifácio Monte. Para o cargo de presidente foi eleito Benedito Augusto de Oliveira, conhecido como Benão, dirigente do Sindsaúde-SP que comentou sobre os desafios para os próximos quatro anos enfatizando que a Seguridade Social precisa ser motivo de orgulho, já que segundo ele, sem essa seguridade, não há civilização num país. “ Temos que colocar no nosso horizonte a luta contra a EC nº 95. Temos que colocar o fim desta EC como prioridade nossa. E também temos que nos organizar contra a PEC nº 32. Ela é a destruição do Estado. A PEC nº 32 deve ser combatida e atacada. Esta é uma agenda para ontem”, acrescentou. Benão ainda reforçou a importância das mobilizações de rua, e convocou a todos para o Grito dos Excluídos, realizado no dia 7 de setembro.