Regulamentação do Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social avança para aprovação

A categoria previdenciária se reuniu mais uma vez com o presidente do INSS, no dia 23 de agosto, para discutir pontos de pautas pendentes da última agenda, especialmente o texto da minuta do decreto que regulamenta o Comitê Gestor da Carreira do Seguro Social. O documento havia sido apresentado pela direção do órgão em julho. A CNTSS e seus sindicatos estudaram o texto da minuta e iniciaram o debate entre a categoria. Segundo o INSS informou, a qualquer momento pode ser publicado a qualquer momento o decreto criando o Comitê Gestor de Carreira.

As sugestões e alterações foram aprovadas pela direção central do INSS graças à insistência e cobrança das entidades representativas da categoria que estudaram, discutiram e deixaram o texto da minuta em conformidade com os interesses dos servidores públicos do Instituto.

O objetivo central do Comitê, conforme acordo da greve de 2015, é consolidar a carreira de seguro social e valorizar os profissionais que fazem parte dela. Porém, o caminho ainda é longo. O texto vai passar pela Procuradoria do INSS, pelo Ministério do Trabalho até chegar à Casa Civil. Neste período as entidades representativas dos servidores vão continuar cobrando a celeridade da assinatura do decreto para instituir o comitê.