Direção do Sindsprev-PE convoca toda categoria a aderir à Greve Geral do dia 18


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Na próxima quarta-feira, dia 18 de agosto, servidores públicos das três esferas administrativa - municipal, estadual e federal - vão paralisar suas atividades por 24 horas. O Dia Nacional de Luta e Paralisações terá mobilizações em todo o país, inclusive com adesão de trabalhadores da iniciativa privada. A greve é uma das ações que têm sido propostas para pressionar o Congresso Nacional a votar contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32, da reforma Administrativa, proposta pelo governo de Jair Bolsonaro. 

Em Pernambuco, além da paralisação dos serviços públicos, algumas atividades serão realizadas no dia 18, no centro do Recife, para chamar a atenção da sociedade sobre os perigos atrelados à aprovação da reforma administrativa, que pretende privatizar serviços básicos como saúde e educação. As ações foram definidas durante encontro, no dia 11 de agosto, entre diretores e demais representantes do Sindsprev-PE, Sintrajufe, Adufepe, Aduferpe e Sintufepe. 

Durante a manhã, será realizada uma Feira dos Serviços Públicos, quando alguns servidores públicos poderão conversar com a população sobre a importância dos serviços públicos e como eles poderão ser destruídos caso a PEC 32 seja aprovada. Para tanto, serão montadas tendas temáticas sobre saúde, previdência, educação e judiciário, na Praça da Independência - em frente à antiga sede do Diario de Pernambuco - no bairro de Santo Antônio.

No período da tarde, os servidores públicos se unem à Frente Fora Bolsonaro, que realiza ato unificado no mesmo dia 18, com concentração às 15h em frente à Faculdade de Direito do Recife, no bairro da Boa Vista, com a proposta de fortalecer ainda mais a greve nacional do serviço público. Durante todo o dia, também estaremos participando de panfletagens e ações de conscientização com a população no centro do Recife. 

É preciso deixar claro que apesar da greve ter respaldo no serviço público, ela acontece com o propósito de resguardar o direito constitucional de todos os cidadãos brasileiros de ter acesso aos serviços públicos de forma gratuita. Sabemos, no entanto, que a Reforma Administrativa nada mais é que um projeto neoliberal que visa colocar fim nos serviços públicos brasileiros através de sucessivas privatizações. Por isso, a aprovação da PEC 32 é uma das prioridades desse governo e nós, servidores, temos o dever moral de lutar contra ela. 

“O dia 18 é um dia de mobilização nacional e em apoio à greve dos servidores contra a reforma Administrativa, que é ruim para o Brasil e para o povo brasileiro. Todas as pautas do Dia Nacional de Luta estão interligadas com a luta dos servidores porque afetam diretamente os trabalhadores e as trabalhadoras. Por isso, convocamos toda a categoria a não só aderir a greve, como também ir às ruas”, convocou o coordenador-geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio. 

« Voltar