CUT protesta contra demissões em várias capitais do país

Em diversas capitais brasileiras, a CUT nacional e seus sindicatos estão organizando mobilizações para o Dia Nacional de Luta pelo Emprego e pelo Salário, dentro da agenda proposta da campanha "Querem Lucrar com a Crise. A Classe Trabalhadora não vai Pagar Esta Conta".

Em Pernambuco, a CUT-PE realiza amanhã, quarta-feira, 11/02, das 6 às 7 horas da manhã, ato Público em frente à empresa Fricon, localizada na BR 101 Norte – Km 51, em frente a Bombril em Paratibe, no município de Paulista/PE.

De acordo com informações do Sindicato dos Trabalhadores Metalúrgicos, mais de 120 profissionais foram demitidos pela Fricon nos últimos meses.

A manifestação faz parte das atividades da CUT-PE para o Dia Nacional de Luta instituído pela CUT Nacional como o dia 11 de fevereiro.

"A pauta da mobilização é Sim ao desenvolvimento com emprego e Renda e; Não à redução de salários, com o objetivo de ampliar os processos de manifestações para impedir que recaia sobre a classe trabalhadora o peso do pagamento da crise financeira, a qual foi causada notadamente pelo capital financeiro internacional", destacou o presidente da CUT-PE, Sérgio Goiana.

Na opinião de Goiana, é preciso reagir e mostrar capacidade de resistência, na luta pela manutenção da renda e do trabalho como instrumentos para superação da crise. Como o Brasil precisa distribuir melhor a renda, o salário do trabalhadores tem de ser preservado e crescer ainda mais.

“Nesse sentido, é uma vitória o aumento do salário mínimo para R$ 465,00 em 1º de fevereiro, graças ao esforço do movimento sindical, que pressionou o governo e fechou acordo que garante o reajuste real (acima da inflação) de 5,7%”, comentou.