Servidores devem ficar atentos a tentativas de golpe ao SouGov

Quatro novos serviços foram lançados pelo aplicativo SouGov.br para complemento das outras 24 funcionalidades disponíveis para a melhoria de vida dos servidores ativos, aposentados e pensionistas do Poder Executivo Federal.

Dessa forma, as pessoas podem cadastrar dados bancários pelo celular e alterar, a sua conta salário, por exemplo, bem como solicitar benefícios, Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para fins de atendimento aos órgãos de controle.

Segundo o Ministério da Economia, o app ainda conta com o Sigepe Banco de Talentos ? que cadastra e gerencia currículos ? , este era um aplicativo a parte mas que agora segue integrado na mesma plataforma para facilitar o acesso dos servidores em um mesmo local. Outra novidade é que a margem consignável e a possibilidade de seu detalhamento foram melhoradas e permitem a impressão em PDF.

Apesar do serviço ser interessante para os servidores, é importante que os usuários estejam sempre atentos aos golpes. Segundo o Departamento de Administração de Pessoal (DAP) , uma nova tentativa de golpe para capturar usuários e senhas de servidores públicos federais, coloca muitos servidores em perigo caso estes não estejam precavidos. As possíveis vítimas recebem um SMS com o título "Comunicado Importante", contendo um link para um endereço falso [servidor.sougov.online], no qual essas informações são solicitadas.

Só no mês de julho, essa foi a segunda tentativa de fraude utilizando o nome do portal, na outra, foi criada uma página fake idêntica ao site original onde o usuário era direcionado

para atualização de cadastro fornecendo os seus dados pessoais e ficando sujeito a empréstimos realizados sem consentimento.