Diretoria do Sindsprev-PE se reúne com superintendência do INSS no NE

O retorno ao expediente presencial dos servidores que estavam em trabalho remoto, entre outros itens da Portaria n° 1.326, de 7 de julho de 2021, foi a pauta de reunião entre a diretoria do Sindsprev-PE e a superintendência do INSS no Nordeste nesta quarta-feira (21).

O documento, que regulamenta o formato remoto de trabalho, determina que em algumas situações é possível haver convocação dos servidores em caso de necessidade.

É preciso lembrar que a pandemia da Covid-19 ainda não acabou e que até agora muitos servidores do órgão não foram incluídos dentro dos grupos prioritários de vacinação.

Os gestores do INSS primeiramente alegaram que a convocação feita a partir da publicação da portaria foi para que o servidor atualizasse a pactuação do trabalho remoto. No entanto, segundo eles, vários servidores estavam optando pelo retorno ao presencial e que apenas um grupo de servidoras do Serviço Social, em razão do represamento das avaliações sociais do BPC, estavam de fato sendo convocadas ao presencial. De acordo com o discurso dos gestores do INSS, todas servidoras teriam aceitado o retorno ou a adesão ao piloto da teleavaliação.

Em seguida os representantes sindicais relataram que a forma de convocação por parte da gestão, em alguns casos que chegaram ao conhecimento do sindicato, não foi de comum acordo e não seguiu a própria orientação da portaria. A proposta do sindicato, então, foi para que fossem reavaliados os casos em que os servidores apresentassem justificativas já previstas na referida portaria.

O coordenador geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, frisou que o diálogo sempre foi marca das gestões do INSS em nosso estado e no nordeste, e que acredita que os ruídos de comunicação que aconteceram até agora serão resolvidos a partir de uma reavaliação dos casos relatados na reunião. Desta forma, ficou encaminhado da gerência executiva de Recife rever algumas convocações.

Para isso, os servidores precisam oficializar a sua solicitação e pactuar metas de trabalho para permanecer no formato remoto, conforme prevê a portaria em questão.

Os gestores, em diálogo com o sindicato, ainda se comprometeram a mediar as demandas que venham a ser formalizadas, caso seja necessário.

Participaram da reunião o coordenador geral do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio, a delegada de base do sindicato Stela Pragana, o advogado Fabiano Parente e os assessores sindicais Flávio Marinho e Sérgio Moura. Do INSS, estiveram presentes o superintendente do órgão, Marcos de Brito, a gerente executiva do INSS no Recife, Jossana Accioly e dois outros gestores Leonardo Avelar e Monique Nogueira Galvão.

A Portaria 1.326/2021 disciplina o trabalho remoto em caráter excepcional, como medida de proteção e prevenção ao contágio para enfrentamento da emergência de saúde pública de importância internacional decorrente do Coronavírus (Covid-19) e estabelece orientações para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial.