Agência do INSS em Caruaru participa de projeto piloto


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Os cinco servidores que estão trabalhando presencialmente na agência do INSS de Caruaru estão participando de um projeto piloto imposto pela presidência do órgão e divulgado pela Portaria 1315, de 17 de junho de 2021, com o nome de Programa de Gestão do Atendimento Presencial - PGAP. 

De acordo com o documento, os funcionários públicos precisam cumprir uma meta diária de 4,27 pontos e não mais precisam bater ponto. Logo, a carga horária dos servidores que estão trabalhando presencialmente passou a ser atrelada a metas e não ao cartão de ponto. 

O projeto piloto começou a rodar esta última semana e uma reunião ainda avaliará a execução dessa metodologia de trabalho. No entanto, os servidores acreditam que a medida pode aumentar o número de horas de trabalho e causar mais estresse na rotina de trabalho. Isso porque as pontuações para cada serviço são baixas e os funcionários públicos precisam trabalhar exaustivamente para conseguir alcançar as metas. 

“No meu caso, cada CPF que atendo, eu ganho 0,10 pontos. Ou seja, tenho que atender 43 CPFs para conseguir atingir a meta. É uma pressão muito grande”, comentou um dos servidores. Além disso, a cada serviço realizado, é preciso entrar no sistema para registrar a pontuação. “O que demorava um minuto para ser feito, agora demora 3 minutos, porque precisamos entrar no sistema e cadastrar cada CPF que estamos atendendo para registrar a pontuação. E quem não tem demanda em determinado dia é transferido para outra área para fazer serviços pendentes, sob a ameaça de não atingir a meta por falta de demanda”, explicou. 

O projeto piloto implantado pela Portaria 1315, de 17 de junho de 2021, está sendo testado em todo o Brasil. Mas na Região Nordeste, participam as APSs de Caruaru, em Pernambuco, e de Currais Novos, na Bahia. 

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