INSS sinaliza formação do Comitê Gestor da Carreira
A CNTSS e representantes de sindicatos reuniram-se com gestores da Secretaria Especial da Previdência e Trabalho do Ministério da Economia e o presidente do INSS, Leonardo Rolim, para discutir sobre a necessidade de formação do Comitê Gestor da Carreira. Esse tem sido um dos principais pontos de interesse da categoria desde a greve de 2015.
Pela primeira vez após seis anos, o INSS sinalizou positivamente para a criação do comitê gestor que vai discutir a carreira previdenciária. Para que ele seja efetivado, segundo explica o representante dos trabalhadores na CNTSS, Deivid Christian, é necessário que a presidência da República o formalize por decreto, cuja minuta deve ser redigida pela administração do seguro social.
“O presidente do INSS informou que até o fim da semana que vem vai concluir a minuta. Nós solicitamos que, após a conclusão, o documento seja encaminhado para tomarmos conhecimento do texto e saber como será feito o encaminhamento e qual será o assento das entidades representativas dos servidores nesse processo, para que possamos fazer as sugestões e adequações necessárias”, relatou Deivid. A discussão da minuta será compartilhada com a categoria.
Após a conclusão, esse documento será encaminhado para a Secretaria de Previdência Social e, em seguida, para a Casa Civil, onde será feito o encaminhamento para a presidência da República. “Vamos precisar acompanhar e pressionar, se for o caso, os trâmites desse processo porque temos até abril para definição da carreira, por conta dos prazos eleitorais”, lembrou Deivid.