Sindsprev-PE cobra vacina e trabalho remoto para todos os servidores do INSS

Atendendo a demandas da categoria, o coordenador-geral do Sindsprev-PE, Luiz Eustáquio, e outros membros da diretoria do sindicato, se reuniram na última segunda-feira com o superintendente regional Nordeste do INSS, Marcos de Brito, o chefe de atendimento da superintendência e quatro gerentes executivos de Pernambuco para discutir mais uma vez sobre a necessidade de incluir nos grupos prioritários de vacinação os servidores do INSS que estão atendendo presencialmente nas agências da previdência social. Outra pauta do encontro foi a possibilidade de ampliar o número de servidores que trabalham de maneira remota para reduzir o contato e a circulação do novo coronavirus dentro das agências do INSS.

"Estamos preocupados com a segurança das pessoas, dos funcionários do INSS. O plano de vacinação brasileiro seguiu o modelo europeu, que se baseia na idade, quando na verdade deveria priorizar especialmente os funcionários de serviços essenciais, como os próprios servidores do INSS, que exercem uma função fundamental, especialmente neste momento em que muitas famílias estão sem fonte de renda", defendeu Luiz Eustáquio.

Em resolução interna, o INSS chegou a considerar grupos prioritários para a vacinação os médicos peritos e os assistentes sociais, mas esqueceu de incluir também aqueles que estão atrás do balcão, recebendo e despachando processos e tendo contato diretamente com os cidadãos brasileiros. Nós acreditamos que esse tipo de postura não obedece o princípio da isonomia e precisa ser revista.

Diante do pleito do Sindsprev-PE, o superintendente regional do INSS se comprometeu a conversar com o presidente do INSS para interceder junto ao Ministério da Saúde essa demanda de todos os servidores do INSS, especialmente aqueles que têm sido obrigados a cumprir seu expediente presencial sem garantia e segurança de uma vacina.

"Enquanto são realizadas as tratativas a nível federal, aqui no Recife estarei encaminhando pessoalmente um ofício ao secretário de Saúde da cidade para que priorize os servidores do INSS no plano de vacinação. Também estou dialogando com o deputado estadual Isaltino Nascimento para que possa interceder o pedido a nível estadual", afirmou Luiz Eustáquio.

O decreto do governo do estado de Pernambuco orienta que os serviços públicos municipais, estadual e federal sejam ofertados preferencialmente por teletrabalho, e por isso mesmo o Sindsprev-PE tem orientado aos servidores que estão cumprindo seus expedientes presencialmente e que não estejam confortáveis com as medidas de segurança, a escrever um ofício ao seu gestor, tendo como base a Portaria 1.199, de novembro de 2020, que institui o trabalho remoto em caráter excepcional como medida de proteção e prevenção ao contágio da Covid-19, e que ainda está em vigor. Ou seja, cada servidor precisa individualmente solicitar o trabalho remoto já que a normativa permite o afastamento presencial em casos de exceção.

Especialmente neste momento, nós nos colocamos à disposição de todos os filiados para ouvir suas demandas e queixas e ajudá-los no que for preciso para que possam exercer um trabalho seguro.