Decreto fecha clubes nos fins de semana e CFL vai seguir orientação do governo

Em virtude do aumento do número de casos da Covid-19, o governo de Pernambuco anunciou esta semana o fechamento de atividades não essenciais das 20h às 5h, em todo o estado. Já nos fins de semana, apenas atividades essenciais poderão funcionar. Diante disso, o nosso Centro de Formação e Lazer (CFL) estará fechado aos sábados e domingos e também de segunda a sexta, até enquanto durar o decreto estadual, que começa a ter validade a partir desta quarta (3) e vai até 17 de março. Como tem acontecido, nossa equipe estará sempre pronta para contribuir com todas as medidas sanitárias necessárias no combate à Covid-19. Para mais informações, entrar em contato com o número 81 99269- 4787.

A medida é essencial neste momento da pandemia. Segundo diversas entidades médicas e secretários estaduais de saúde, caso os estados não intensifiquem as medidas de restrição, o Brasil poderá viver o pior momento da pandemia durante este mês. Além dos clubes, parques, praças e praias estão com as atividades suspensas até durar o decreto. Nosso principal objetivo é salvar vidas.

Diante do quadro e seguindo os protocolos adotados desde a chegada da Covid-19 em Pernambuco, nós do Sindsprev-PE recomendamos a conscientização de toda a categoria neste momento, respeitando as regras de convivência, evitando saídas desnecessárias e se prevenindo. O país está passando pelo período mais crítico desde março do ano passado, com a lotação de leitos de UTI e enfermaria tanto nas redes de saúde pública quanto privada. Apesar de só ter 28 dias, fevereiro de 2021 já é considerado até agora o pior mês da Covid-19 em número de mortes e de casos.

No Recife, por exemplo, a situação dos leitos estaduais está tão grave que muitos pacientes estão sendo transferidos para outros municípios. Mas há quadros ainda piores, como no estado de Minas Gerais, em que os pacientes estão sendo transferidos para São Paulo devido ao colapso no sistema de saúde daquele estado. Até agora, mais de 255.720 pessoas perderam a vida para a Covid-19 no Brasil e 10,5 milhões foram contaminadas desde o início da pandemia.

“A piora da pandemia no Brasil, com a explosão de casos, mortes e falta de leitos, vacinas e até medicamentos básicos vai transformar março no mês mais triste das nossas vidas’”, afirmou à BBC News Brasil a pneumologista Margareth Dalcolmo, professora e pesquisadora da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro.

A situação dramática já é registrada em vários estados do Brasil, o que evidencia uma sobrecarga nos hospitais devido ao agravamento da pandemia do novo coronavírus. Em mais da metade dos estados, a ocupação de leitos está entre 80% a 100%.

Por isso o Sindsprev-PE vem, mais uma vez, pedir à categoria conscientização, ficando em casa se possível e limitando as saídas para as atividades essenciais. Se precisar sair de casa, não esquecer de usar máscara, manter o distanciamento social quando possível e higienizar constantemente as mãos com álcool a 70% ou água e sabão. Precisamos diminuir a circulação de pessoas para reduzir a cadeia de transmissão do vírus.

Este é o nosso alerta.