Eleições para os conselhos Fiscal e de Administração da GEAP acontecem entre os dias 13 e 19 de março

Depois de um controverso processo que foi parar na Justiça, as eleições da GEAP – Autogestão em Saúde para o triênio 2021/2023 foram definidas para acontecer entre os dias 13 a 19 de março. O motivo do imbróglio jurídico, que se estendeu por vários meses, se deu por conta das decisões autoritárias do grupo formado por militares indicados por Bolsonaro para fazer parte do atual comando da entidade que alteraram o regulamento eleitoral. O filiado poderá votar presencialmente na sede da Geap ou online. Mas os procedimentos de votação serão divulgados pela Geap e repassados para os filiados do Sindsprev-PE posteriormente.

No regulamento das eleições que definirão os novos membros dos Conselhos de Administração (CONAD) e Fiscal (CONFIS) a ala militar da instituição definiu que candidatos vinculados a entidades de classe não mais concorreriam ao processo eleitoral. Outra arbitrariedade se deu com a decisão de que pessoas que possuíssem ação contra a GEAP não poderiam concorrer ao processo eleitoral. Medidas que foram prontamente questionadas pelos conselheiros eleitos e pelas entidades representativas dos servidores, entre elas a CNTSS/CUT.

Agora a eleição será por voto individual e cada beneficiário terá direito a dois votos: um para cada Conselho. Serão eleitos dez candidatos, três titulares e três suplentes para o CONAD e dois titulares e dois suplentes para o CONFIS.

Entrou na disputa eleitoral representando os dirigentes do Sindsprev-PE Irineu Messias Araújo, e do SINS-SP, Vilma Ramos. Irineu Messias foi presidente do CONAD de maio a junho de 2016, quando foi destituído pelo governo do ilegítimo Michel Temer. Durante seu mandato, travou intensa luta para reduzir o percentual previsto de reajustes do Plano de Saúde de 37,55% para 20%,em 2016, o que foi indeferido pelo Judiciário, a pedido do governo Temer. O Sindsprev-PE conta com o apoio de toda a categoria nas eleições para que nossos representantes sejam eleitos.