Diretoria do Sindsprev-PE discute pautas da categoria com Superintendência do INSS

A diretoria do Sindsprev-PE se reuniu com a Superintendência do INSS Regional Nordeste para tratar de diversas pautas decorrentes de demandas feitas pelos servidores públicos filiados nas últimas semanas. Participaram do encontro, na manhã desta quinta-feira, 18 de fevereiro, o coordenador-geral do Sindsprev-PE Luiz Eustáquio, o diretor-geral da Diretoria de Gestão de Pessoas do INSS em Brasília Rogério Soares Souza, o superintendente da Regional NE Marcos de Brito e todas as chefias da Superintendência Regional Nordeste.

Um dos principais pontos abordados na reunião foi sobre a portaria que regulamenta o trabalho remoto dos servidores do INSS que possuem filhos em idade escolar, durante esse período de pandemia. Em Pernambuco, muitas escolas voltaram às aulas mas no formato remoto ou híbrido, o que não era previsto pela portaria. E muitos servidores estão tendo dificuldade de dar o expediente presencial nas agências enquanto estão sem o suporte das escolas.

A sugestão do Sindsprev-PE foi a de que a situação de cada servidor fosse avaliada de maneira individual, ou seja, se o servidor apresentar uma declaração da escola informando sobre o ensino remoto ou híbrido, o servidor possa também dar o expediente de maneira remota. “É preciso que os gestores tenham sensibilidade neste momento. Até porque estamos vivendo um período em que não sabemos como os números estarão daqui a duas, três semanas e as escolas podem voltar a fechar”, destacou Luiz Eustáquio. A nossa proposta está sendo avaliada pelo superintendente.

Outro ponto de queixa da categoria é em relação ao abastecimento dos equipamentos de proteção individual (EPI’s) nas agências do INSS. Muitos servidores têm informado que há escassez de EPIs para cumprimento de suas jornadas. A superintendência do INSS, no entanto, informou que até o momento nenhuma agência está sem EPI. Segundo Marcos de Brito, a compra dos equipamentos de proteção individual já foram realizadas mas a entrega não foi feita por questões de logística.

“Contudo, durante a reunião eles chegaram a afirmar que, caso a empresa responsável atrase na entrega, existe a possibilidade de faltar EPI’s nas agências. Por isso o Sindsprev-PE vai continuar fiscalizando presencialmente o trabalho nas agências bem como a situação dos servidores”, disse o coordenador-geral do Sindsprev-PE.

Muitos servidores também têm se queixado de que seus gestores não têm autorizado a escala de revezamento do trabalho presencial, embora exista uma portaria que preveja essa possibilidade durante as condições de pandemia. A diretoria do Sindsprev-PE, mais uma vez, pediu sensibilidade aos chefes das Agências de Previdência Social (APSs) durante este momento.

Ainda neste mês de fevereiro, vamos solicitar uma reunião com a CNTSS para aprofundar outras demandas urgentes da categoria e dar continuidade à discussão de pautas importantes para o servidor público federal, entre elas o plano de cargos e carreiras. Continuamos na luta.