Assistentes sociais do INSS conquistam concurso público

Ao Sindsprev-PE
Caríssimos.

Estamos enviando a Carta, em anexo, de agradecimento à luta dessa renomada entidade para realização de concurso público para os Assistentes Sociais.

Essa vitória é coletiva!

Grata.

Ana Teresa Arraes.

CARTA DOS ASSISTENTES SOCIAIS DO INSS DA GEXREC-PE

“Luta, palavra vibrante que levanta os fracos e determina os fortes.” (Cora Coralina)

Temos a satisfação de informar que o Edital para a realização de concurso público com provimentos de vagas e formação de cadastro de reservas para o cargo de Assistente Social do INSS foi publicado no Diário Oficial da União em 10 de novembro de 2008.

É importante ressaltar que a concretização de tal concurso resulta de um longo processo de resistência e luta pela reestruturação do Serviço Social no INSS no qual foi fundamental a participação de diversos aliados: entidades governamentais e da sociedade civil, organizações representativas da categoria (CFESS E CRESS), bem como da entidade sindical dos servidores públicos federais - SINDSPREV. Essa aliança expressou-se em forma de abaixo-assinados e moções de apoio, além da realização de audiências públicas nos Estados e na Câmara Federal.

Celebramos, ainda, a ampliação do nosso espaço sócio-ocupacional com a adoção de um novo modelo de avaliação social do Benefício de Prestação Continuada-BPC para pessoas com deficiência, a ser realizado pelos assistentes sociais do INSS.
Esse novo instrumental representa, para além de uma articulada direção estratégica voltada à ampliação do nosso quadro técnico, principalmente uma importante conquista tanto das entidades representativas do segmento quanto do reconhecimento ao nosso compromisso ético-político e profissional com a inclusão dos benefícios assistenciais e previdenciários, na ótica da equidade e do direito constitucional à dignidade dos seus usuários.

O momento é de contentamento e celebração, tendo a clareza que isso representa além do aprofundamento dos nossos compromissos e responsabilidades, a esperança de reforçar a luta, com o ingresso de novos profissionais, por uma Previdência pública, universal e justa, bem como pelo fortalecimento da Seguridade Social brasileira.

Por fim, agradecemos o apoio dessa valorosa entidade à luta coletiva dos Assistentes do INSS que, através de suas ações e projetos, contribuem para o reconhecimento dos direitos sociais relativos à Previdência e à Assistência Social.

Firmes e fortes.

Recife, 26 de novembro de 2008