Sindsprev-PE participou da carreata FORA BOLSONARO no Recife

Foi um sábado (23/01) diferente e marcante, em cerca de 90 cidades, incluindo 24 capitais, no Dia Nacional de Mobilização pelo FORA BOLSONARO, para exigir o pedido de impeachment de Jair Bolsonaro (ex-PSL) e cobrar vacinação gratuita, democracia, emprego e vida digna.

No Recife, o protesto, através de carreata e bicicleata, foi organizado pela CUT Pernambuco, pelas Frentes Brasil Popular, Povo Sem Medo, com participação significativa das Centrais Sindicais, Levante Popular da Juventude, Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST), Fórum Social das Mulheres, Pedal Lula Livre, sindicatos e movimentos populares.

Dirigentes do Sindsprev-PE participaram dessa expressiva manifestação que teve grande repercussão em todo o Brasil.

O ponto de concentração começou a partir das 9h, em frente à Fábrica Tacaruna, de onde a carreata saiu por volta das 11h pela Avenida Agamenon Magalhães, em direção ao bairro de Boa Viagem, na Zona Sul, passando também pelas avenidas Herculano Bandeira e Domingos Ferreira até a Praça de Boa Viagem, onde fizeram retorno em direção ao Pina.

Segundo os organizadores do ato, mais de 400 bicicletas e de 1.500 carros participaram numa extensão de cerca de 10km, com faixas, cartazes e banners. Todos presentes respeitaram a orientação do governo estadual e da Organização Mundial de Saúde (OMS) para evitar contágio pelo novo coronavírus – usando máscaras e distaciamento.

Em conversa com jornalistas, o secretário de Finanças da CUT PE, Fabiano Moura, disse que o ato ocorre em diversas cidades do Brasil, motivado pelo "momento mais grave que o Brasil já atravessou, com uma pandemia em larga escala". "O governo não tem estratégia, só ataques à classe trabalhadora", afirma Fabiano. Moura destaca ainda que a manifestação é uma forma de a sociedade dar um recado à classe política para que seja ocorra o pontapé inicial em um processo de impeachment.

Impeachment de Bolsonaro

Segundo ele, estão colocando que, neste momento é preciso focar esforços no combate à pandemia, mas trazer a pauta do impeachment de Bolsonaro é sair em defesa da vida, da democracia. “Temos que pressionar o Congresso para que pautem isso e tenham responsabilidade com a vida das pessoas ou estarão com as mãos sujas de sangue da morte de milhares de brasileiros", enfatiza

Na opinião do dirigente da CUT-PE, Paulo Ubiratan, este governo Bolsonaro é irresponsável, genocida, que não assume as devidas responsabilidades no combate à pandemia. “Desde o ano passado, temos denunciado que Bolsonaro como um empecilho para o país sair da crise sanitária, política e econômica. A mobilização desse sábado (23), é o começo de muitas outras lutas para pressionar o Congresso Nacional a iniciar um processo de impeachment contra Bolsonaro, o pior presidente do mundo”, enfatizou.

O ato foi encerrado por volta das 13h50, após os manifestantes ficarem cruzes e fazer um minuto de silêncio em memória dos mortos pela Covid-19, na praia do Pina, com participação de dirigentes do Sindsprev-PE (foto acima).

Vale registrar que, houve ainda carreatas FORA BOLSONARO nas cidades pernambucanas de Petrolina, Garanhuns e Caruaru.

Redes Sociais

A hashtag #CarreataForaBolsonaro chegou ao 2° lugar nos assuntos mais comentados do Twitter na tarde deste sábado. As carreatas lotaram também as outras redes sociais como Facebook e Instagram, com fotos, vídeos e declarações de apoio.

As carreatas foram a solução encontrada para os brasileiros exercerem o direito à manifestação e manterem sua voz ativa – a voz de quem não aguenta mais a falta de humanidade de um presidente que desde o começo da pandemia inflamou os ânimos com o objetivo de minimizar uma tragédia mundial.

Escrito por: Assessoria de Comunicação da CUT-PE - Publicado: 24 Janeiro, 2021