Hospitais públicos continuam em situação precária

Na segunda passada, 17/11, o Hospital Barão de Lucena (HBL) suspendeu o internamento de novos pacientes, devido à falta de recursos. A decisão atinge principalmente a marcação de cirurgias eletivas, entre outros casos de atendimento. O HBL é referência em clínica médica, mastologia, proctologia, hemodiálise, ginecologia e obtetrícia. O atendimento já havia sido suspenso há mais de um mês, pelo mesmo motivo.

Mas existem graves problemas também em outras unidades de saúde administradas pelo Governo do Estado. Na semana passada, no Hospital Getúlio Vargas (HGV), ocorreu desabamento de parte do teto do Bloco Cirúrgico provocado por infiltrações. Por isso, as cirurgias eletivas estão sendo feitas, de forma precária, na sala de pequenas cirurgias. Há um ano e meio, este mesmo bloco foi atingido por um incêndio.

Diante disso, a direção do Sindsprev já solicitou audiência imediata com o secretário de Saúde de Pernambuco, João Lyra Neto, para discutir a situação dos hospitais públicos e a implantação das fundações estatais. A saúde pública precisa de uma atenção especial.