Combate à Reforma Administrativa e reivindicação da Vacina da Covid-19 para todos é principal agenda de 2021


icone facebook icone twitter icone whatsapp icone telegram icone linkedin icone email


Estratégias de combate à Reforma Administrativa e reivindicação da Vacina da Covid-19 são as principais pautas do primeiro trimestre de 2021. A agenda com as ações e atividades a serem realizadas neste primeiro momento foi definida durante o Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe), realizado virtualmente na última semana. Representantes da Confederação Nacional dos Trabalhadores da Seguridade Social (CNTSS), da qual o Sindsprev-PE faz parte, estiverem presentes na defesa das pautas da categoria.

Durante a reunião, os integrantes do Fórum detalharam a preocupação com a saúde e a segurança sanitária dos servidores públicos federais e dos cidadãos. Comentaram a pressão que estão sofrendo do governo para a volta presencial ao trabalho. Em muitos órgãos, essa volta já aconteceu, aumentando o risco de contaminação dos servidores sem a vacinação.

As ações contra a PEC 32/2020 - Reforma Administrativa, que ameaça o servidor e os serviços públicos, também foram definidos como temas prioritários da agenda do primeiro trimestre de 2021, além da Jornada de Luta, que envolverá as categorias do serviço público, e da Campanha Salarial, que precisará envolver todos, inclusive, representantes do Congresso Nacional.

Na primeira reunião do ano, além do SINAIT e da CNTSS, participaram representantes do Andes-SN, ASSIBGE-SN, SindiReceita, CSP-Conlutas, Fenasps, Condsef, Sinasefe, Fenajufe, Asfoc-SN, Sinal, Fasubra, CUT, CTB, Intersindical-CCT. Além das entidades convidadas SINDMPU, Fórum Sindical e Popular por Direitos e Liberdades Democráticas, ACD e FNP.

Encaminhamentos

Entre os encaminhamentos, as entidades avaliaram a realização de uma reunião ampliada do Fonasefe para debater a luta contra a Reforma Administrativa – Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 32/2020 e a Campanha Salarial de 2021. A data do encontro será posteriormente divulgada.

Também será redigida uma Carta aos candidatos à presidência da Câmara e do Senado, elencando o conjunto de projetos de interesse dos servidores e apresentando a posição do Fonasefe sobre essas matérias. As entidades devem iniciar uma discussão na base sobre a construção de “Jornada de luta”.

Agenda em construção

Dia 15 de janeiro – Plenária Nacional das três esferas da base da Central Única dos Trabalhadores (CUT); Indicativo de lançamento da Campanha Salarial em março;

Dia 24 de janeiro – Dia Nacional de Luta e Dia Nacional dos Aposentados;

Dia 1º de fevereiro - Dia Nacional de Luta pela Vacina para Todos e contra a reforma administrativa e as privatizações.

 

« Voltar