É preciso respeitar as instituições democráticas

Foi com pesar que a direção do Sindsprev-PE assistiu atônito pela televisão a invasão do Capitólio norte americano nesta semana que está acabando. Precisamos tratar esse evento que aconteceu nos Estados Unidos não como algo isolado, mas como um grito agonizante da democracia que vem sendo atacada em todo o mundo, inclusive e principalmente no Brasil.

O Capitólio, onde funciona o Poder Legislativo norte americano, é considerado um dos maiores símbolos democráticos da sociedade ocidental. Só em filmes poderíamos imaginar que uma multidão de fascistas colocariam em xeque a única forma de governo que garante a plenitude de direitos fundamentais do ser humano.

A democracia é, em sua essência, formada por instituições que balizam e equilibram as relações políticas e de poder, incluindo não apenas o Legislativo, Executivo e Judiciário, mas também outras instâncias democráticas fundamentais como os sindicatos e a imprensa. Essas instituições tentam, cada uma a seu modo, dirimir os conflitos provocados pelas inúmeras divisões que temos em nossa sociedade atual, especialmente a divisão de classes.

Sabe-se que, apesar de todas as falhas, a democracia é a única forma de governo que garante um mínimo de direitos fundamentais das classe que representa grande parte da força de trabalho e que não é do interesse da extrema direita, representada por governos neoliberais, a manutenção desses direitos e do fortalecimento dessas instituições. É a democracia que nos garante o direito de ir e vir, de escolhas pessoais e do livre pensamento.

À medida em que prédios que simbolizam e representam essas instituições são invadidos e atacados de forma tão brutal, nos deixa temerosos quanto ao nosso futuro, especialmente em democracias jovens como é o caso do Brasil. As cenas que vimos esta semana nos faz lembrar de momentos alarmantes brasileiros, quando grupos da extrema direita atacou o prédio do Supremo Tribunal Federal (STF) com fogos de artifício e durante um período ameaçou invadir a sede do STF em Brasília.

A campanha eleitoral de 2022 está se aproximando e precisamos acender o alerta sobre a possibilidade de um golpe de estado, especialmente após as declarações ameaçadoras de Bolsonaro em relação aos atentados ao Capitólio estadunidense. Não podemos permitir que a cena se repita no Brasil. Precisamos pensar em estratégias que não permitam a tentativa de derrubada da democracia. Precisamos nos espelhar na resposta que o povo norte americano tem dado, especialmente os que acreditam na liberdade e na justiça como únicos caminhos possíveis na convivência pacífica entre os diversos interesses. Esta é a nossa defesa.

O Sindsprev-PE também se solidariza com o povo americano que está sabendo reagir a esse ataque tão brutal da extrema direita contra a democracia. Precisamos resistir pelo bem do povo, pelo bem das nações, pelo bem do Brasil. Viva a democracia! Viva o povo brasileiro.