Nota de solidariedade ao companheiro Áureo Cisneiros

A direção do Sindicato dos Trabalhadores Públicos Federais em Saúde e Previdência Social de Pernambuco (Sindsprev-PE) vem, por meio desta nota, protestar a demissão do comissário de polícia civil e companheiro sindicalista Áureo Cisneiros, por parte do governo de Pernambuco. A decisão foi divulgada no Diario Oficial do estado na noite da última terça-feira (5).

É evidente que a demissão do sindicalista foi provocada pela firme atuação nas lutas em defesa dos policiais civis, enquanto dirigente do Sindicato dos Policiais Civis de Pernambuco (Sinpol-PE) nos últimos quatro anos, sempre cobrando por melhores condições de trabalho e valorização profissional e salarial.

Em novembro de 2018, o governo de Pernambuco já havia tentado demitir Áureo Cisneiros. Na época, ele chegou a ser notificado pela Corregedoria Geral da Secretaria de Defesa Social do estado que seria desligado de suas atividades como servidor público.

Todo o movimento sindical de Pernambuco está indignado, estarrecido e com receio de que se torne frequente a prática antidemocrática de perseguição aos servidores públicos vinculados a movimentos sindicais, após a abertura desse precedente autoritário baseado no inciso XI do artigo 49 da Lei 6.425, de 29 de setembro de 1972, instituída durante um período político e social tenebroso para o país, em especial para os trabalhadores.

Na atual conjuntura política do país, em que a classe trabalhadora tem sido sufocada pela supressão de direitos trabalhistas e sucateamento das condições de trabalho, a demissão do dirigente é um atentado contra todos os avanços conquistados pela Constituição de 1988 da nossa frágil democracia.

A direção do Sindsprev-PE se solidariza com o companheiro e se une ao grito da Central Única dos Trabalhadores na defesa da garantia do emprego e reivindica pela revisão da demissão do servidor público Áureo Cisneiros.

Recife, 6 de janeiro de 2021

Direção do Sindsprev-PE