O ano que ainda não terminou

O ano de 2020 é um marco para toda a humanidade e está nos ensinando de forma dolorosa novos paradigmas nas relações humanas, seja do ponto de vista social, mas também no trabalho. Passamos a ter a privacidade da nossa casa como um porto seguro contra um vírus invisível que assustou todas as nações. Descobrimos que a casa se transformou numa extensão também dos nossos trabalhos. O home office é uma realidade, que veio para ficar e nós, enquanto sindicalistas, tivemos que nos adaptar. O Sindicatos dos Previdenciários abrange uma categoria extensa e inclui servidores da saúde, muitos deles na linha de frente do combate à pandemia, sem poder, como a maioria, se abrigar em seus lares. Sofremos perdas de pessoas muitas queridas e foi preciso pensar estratégias para chegar junto do nosso povo e oferecer algum tipo de conforto e segurança.

Fomos aos locais de trabalho para distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPI) desde o início da pandemia quando os materiais estavam em falta em todo o país. Promovemos encontros com autoridades em reuniões on-line para estabelecer diretrizes para nossos segurados. A reabertura dos postos de atendimento do INSS exigiu de nós uma posição firme para o cumprimento de normas estabelecidas pelo próprio INSS.

As nossas atividades no sindicato também ficaram limitadas para resguardar os funcionários e servidores. O Centro de Formação e Lazer (CFL) também ficou fechado no momento mais crítico da pandemia e atendendo às normas das autoridades. A reabertura vem sendo feita ainda de forma gradual para salvaguardar nossos segurados.

O ano chega ao fim, mas os riscos ainda estão batendo à nossa porta. O ano que se inicia traz a promessa de uma vacina, que mesmo não tendo chegado para os brasileiros, devido ao posicionamento negacionista do governo federal, é um novo alento. Mas dificilmente a vida como a conhecíamos voltará a ser como antes. O vírus já mostrou que é mutável e ainda seguiremos em busca de uma cura. A única certeza é que aprendemos em 2020 a saber que a prevenção ainda é a melhor forma de salvar vidas. Usar máscaras e manter o distanciamento social é uma prova de amor ao próximo. Vamos continuar juntos lutando por melhores condições trabalho para nossa categoria e pedindo a todos que se cuidem, pois essa batalha ainda não terminou.

Feliz ano novo para nossos heróis da saúde e todos servidores federais que fazem este grande sindicato.

Luiz Eustáquio Ramos Neto - Coordenador Geral do Sindsprev